Lar “O Girassol”

O Lar “ O Girassol” é uma IPSS ligada à igreja católica, localizado nos arredores de Coimbra, perto da Adémia, em Alcarraques onde foi fundado.

Está sedeado em São Martinho do Bispo e acolhe cerca de vinte e sete crianças numa faixa etária entre os seis e os vinte e um anos, de ambos os sexos.

Actualmente é dirigida pelo Senhor Padre Francisco Proença Serra e pelos seus órgãos directivos.

Como funciona?

Esta Instituição funciona em sistema de internato, disponibilizando às crianças todas as facilidades que lhes permitam frequentar a escolaridade dos vários níveis de ensino.

Esta é constituída por Assistente Social, Psicóloga, Monitores, Professoras e Funcionárias que, no seu conjunto contribuem para uma formação/educação dos utentes através de normas que contribuem para o seu cabal comprimento.

As normas…

Dentro da instituição existem normas como as que são comuns a uma casa de família. Durante a semana os jovens levantam-se por volta das 7h da manhã para se organizarem e para apanhar o autocarro da escola.

Os utentes que fazem parte desta instituição estão distribuídos por diversas escolas, sendo que, a maioria estuda no Instituto Educativo de Souselas (INEDS).

Durante a semana e, após o regresso da escola por volta das 18h vão lanchar, encaminham-se de seguida para as salas de apoio onde dispõem de duas professoras que os ajudam a realizar os trabalhos propostos na escola, contribuindo desta forma para uma melhor formação dos mesmos.

Às 20h, é a hora de servir o jantar, seguindo-se após algum tempo uma pequena refeição designada por “snack”, que tem como finalidade oferecer um reforço alimentar aos jovens no sentido de beberem/comerem algo antes de se deitarem.

Os mais novos, antes de se deitarem, passam pelos chuveiros dirigindo-se de seguida pelas 22.30h para os seus quartos para se deitarem fresquinhos e lavadinhos.

Às 23h é a hora do repouso para os mais velhos, estes não tem hora de tomarem banho.

Durante o fim-de-semana na Instituição, os horários alteram-se. Toda a gente tem direito a levantar-se um pouco mais tarde, sendo que o pequeno-almoço é distribuído até às 10.30h. Os mais velhos levanta-se mais tarde do que a hora estipulada para a primeira refeição do dia, contudo, os mesmos não ficam privados de comer algo até a hora do almoço.

Às 13 é a hora do almoço na instituição, seguindo-se o lanche às 16.30h e o jantar às 19.30h. São nestes momentos que os utentes se reúnem na totalidade, pois ao longo do dia há liberdade para cada um ocupar o tempo da forma que entender, se bem que sempre com a autorização e o visionamento de alguém responsável.

Às 23.30h é a hora de os utentes até aos 12 anos de idade irem dormir, sendo que 30 minutos depois os jovens com mais de 12 anos também vão repousar.

As actividades lúdicas …

O Lar tem diversos clubes que possibilitam aos jovens desta casa momentos diferentes permitindo-lhes fazer algo diferente e de que tanto gostam.

Temos o clube da culinária que é gerido pela professora da instituição e funciona às quartas-feiras. Este clube tem como objectivo ensinar um pouco como se confeccionam alguns pratos, aceitando sugestões para a realização dos mesmos. As idades dos utentes aderentes a este clube variam.

Dinamizado também pela professora da instituição temos o clube do teatro, que tem como objectivo despertar o lado criativo dos utentes quebrando o ritmo do dia-a-dia. Este funciona também às quartas-feiras a tarde e durante as festas da instituição são apresentadas algumas peças, nele ensaiadas.

Temos o clube da música, que funciona também a quarta-feira a tarde e que junta durante algum tempo os utentes, contribuindo desta forma para uma melhor ligação entre eles e proporcionando um bom momento de lazer. Normalmente ensaia-se para tocar/cantar e quando existem festas da instituição, este é dado pelo monitor.

Por fim, mas não menos importante, existe o clube da ginástica que decorre aos sábados á tarde e tem como dinamizadora a monitora da instituição. Este, como todos os outros é muito importante porque ajuda a ”combater” o comodismo tomado por parte de alguns utentes, obrigando-os a fazer exercício.

É assim a vida destas crianças/jovens no Lar “O Girassol”!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s